“Você alguma vez já foi chamada de
desafiadora, incorrigível,
indisciplinada, saliente,
insubmissa, saliente
esperta?

Se você nunca foi chamada de nada disso
ainda é tempo?” 

Teresinhas

Em cena, bailarinas de idades e corpos diversos interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe, Terezinha Jardim Machado, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco as diferentes faces de uma mesma mulher. Vivenciando a filha, a mãe, a companheira e a amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador.

A montagem de 2008, inspirada no texto de Vinícius de Moraes, vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Com inúmeros prêmios em sua trajetória, participou do Palco Giratório e esteve em turnês brasileiras de Norte a Sul. Parte da trilha sonora é executada ao vivo por Tiago Rinaldi. A cenografia é de Rudinei Morales e a iluminação de Fabrício Simões. No elenco estão Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Lisiane Heemann, Margareth Leyser e Vanessa de Ivanoff, Chana Manica e Angela Coelho.

Assista ao teaser

Performance exibida no Theatro São Pedro, Porto Alegre. Julho de 2015.

Mobirise Website Builder
Paulo Guimarães
Coreógrafo

Coordenador do MEME Centro Experimental do Movimento em Porto Alegre desde 2004. Integrou entre 1998 e 2003, grandes companhias brasileiras como a Quasar Cia de Dança, de Goiânia, e a Raça Cia de Dança de São Paulo. Em Porto Alegre atuou nas companhias de dança Transforma, Muovere e Anette Lubisco, além de participar como bailarino convidado do espetáculo Caixa de Ilusões, de Eva Schul com Anima Cia de Dança. Paulo Guimarães possui formação em ballet clássico, jazz, contemporâneo, moderno, dança afro e dança-teatro, tendo como principais mestres Berenice Fuhro Souto, Susana D’Ávila, Tony Abbott, Henrique Rodovalho, Ivonice Sati, Denise Namura e Ancelmo Zolla. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de dança, como o Biennale de la Danse de Lyon, na França, Festival de Dança de Joinville, dentre outros. Entre 2002 e 2003, lecionou na Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Teatro e Musicoterapia, experiência que consolidou sua carreira docente e o motivou à criação de um centro de aulas e pesquisas cênicas.  

Sobre o coletivo

O MEME nasceu de uma oficina montagem ministrada por Paulo Guimarães no projeto Movimentos Incessantes – Porto Alegre Cidade Que Dança, realizado em 2004 pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre. O resultado desta oficina foi a transformação de prédios do Campus Central da UFRGS em palco para espetáculo cênico que envolvia bailarinos, atores, músicos e artistas plásticos.
Desde então, tem desenvolvido intensas atividades, incluindo a abertura de um espaço próprio que veio suprir a necessidade de um espaço em tempo integral, onde fosse possível a experimentação e o desenvolvimento de processos de criação do grupo. O Centro já se firmou como um espaço onde a dança convida outras linguagens artísticas promovendo o intercâmbio, a experimentação e o diálogo de processos híbridos de criação artística. 

Mobirise
Ficha Técnica

Direção e coreografias: Paulo Guimarães
Bailarinas: Angela Coelho, Chana Mânica, Fernanda Stein, Nury Salazar, Gabriela Rutkoski e Margareth Leyser.
Trilha sonora ao vivo: Tiago Rinaldi
Texto (voz): Nelson Diniz
Depoimentos: Terezinha Jardim Machado
Cenografia: Rudinei Morales
Figurino: Francisco Pimentel
Iluminação: Fabricio Simões
Fotos: Cláudio Etges e Cíntia Bratch
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten 

Contato

Mobirise Website Builder
Tiago Rinaldi
Produtor Executivo

producao@centromeme.com.br
51 981516118

Prêmios e Circuitos Culturais:

Seis projetos que congregaram práticas de inclusão, democratização de acesso à cultura, formação de plateia e formação de novos agentes culturais. O Programa foi contemplado pelo edital 09/2020 da SEDAC RS, realizado com recursos da Lei n. 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Circulação de montagem do grupo por 10 capitais Brasileiras: Curitiba/PR, Florianópolis/SC, João Pessoa/PA, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Vitória/ES.

Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 - FUNARTE

Circulação de montagem do grupo por 5 cidades gaúchas: Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e São Leopoldo

Melhor Espetáculo de dança
Melhor Produção
Melhor trilha sonora
Melhor iluminação

Melhor projeto de pesquisa – Anjos 40

Endereço

Lopo Gonçalves, 176
Cidade Baixa - Porto Alegre - RS

Redes Sociais
Telefone
  • 51 982570024
E-mail
  • centromeme@centromeme.com.br

Created with ‌

Free Web Creation Software