O MEME Nasceu de uma oficina montagem ministrada por Paulo Guimarães no projeto Movimentos Incessantes – Porto Alegre Cidade Que Dança, realizado em 2004 pela Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre. O resultado desta oficina foi a transformação de prédios do Campus Central da UFRGS em palco para espetáculo cênico que envolvia bailarinos, atores, músicos e artistas plásticos.
Rua da Criança edição 2021
Desde então, tem desenvolvido intensas atividades, incluindo a abertura de um espaço próprio que veio suprir a necessidade de um espaço em tempo integral, onde fosse possível a experimentação e o desenvolvimento de processos de criação do grupo. O Centro já se firmou como um espaço onde a dança convida outras linguagens artísticas promovendo o intercâmbio, a experimentação e o diálogo de processos híbridos de criação artística.
Em abril de 2010, o grupo passou a atuar em sede própria, o MEME Estação Cultural no histórico bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS. É neste sobrado que o grupo fomenta sua produção artística e promove ações híbridas com artistas nacionais e internacionais. Dentre seus visitantes destacamos nomes como Olga Roriz (Olga Roriz Cia. Dança/Portugal) Dudude Hermann (coreógrafa/MG), Márcia Strazzacappa (Educadora/SP), Berê Fuhro Souto (coreógrafa/RS), Simon Nabatov (compositor/New York), Leylah-Claire Rabih (dramaturga/Alemanha), entre tantos artistas que acompanham e são colaboradores dos processos de criação artística do grupo.
Ao longo deste percurso de mais de 17 anos, o MEME se identifica como um território cultural que visa o fortalecimento, o intercâmbio e o diálogo através de ações e projetos desenvolvidos coletivamente. Desta maneira contribuindo efetivamente no desenvolvimento das cadeias produtivas do segmento da economia criativa.
Neste processo, o coletivo dialoga com grupos independentes e com características comuns e que tanto têm contribuído para o desenvolvimento de sujeitos críticos, por meio de ações coletivas, transformadoras, que ensejam, em sua concepção, o ser ativo, partícipe, envolvente e envolvido. Ali a celebração da vida não é desconectada das mazelas da nossa sociedade. Ali são plantados laços capazes de transformar, pela arte, as relações, humanizando-as. Conhecendo o cenário em que se inserem os fazedores de cultura em nosso País, enfrentando toda sorte de desafios cotidianamente, parece ao MEME natural e evidente que o planejamento coordenado das ações promovidas por esses espaços potencializa o alcance de suas contribuições em favor de uma sociedade mais plural, saudável e digna.
Experimentação e o desenvolvimento de processos de criação.
Artistas trabalhando de forma integrada contribuem efetivamente no desenvolvimento das cadeias produtivas do segmento.
Ações autossustentáveis marcam o projeto do coletivo desde a sua concepção.
Projeto Incubadora MEME
Acreditamos que a arte e a dança tem a capacidade de transformar realidades e promover integração, acessibilidade, cidadania e qualidade de vida.
Projeto Mosaico de Territórios da Cultura
Uma rede entre territórios culturais que visa o fortalecimento, o intercâmbio e o diálogo através de ações e projetos desenvolvidos coletivamente.
EXPRESSÕES POÉTICAS
No estímulo à produção em dança, teatro, circo, música, literatura, artes visuais e audiovisual, o projeto selecionou 16 obras artísticas elaboradas por meio digital.
SOBRE MULHERES
Mulheres contemporâneas, de várias gerações e classes sociais, compartilhando experiências e construindo juntas um diagnóstico do papel e atuação da mulher na sociedade atual.
Seis projetos que congregaram práticas de inclusão, democratização de acesso à cultura, formação de plateia e formação de novos agentes culturais. O Programa foi contemplado pelo edital 09/2020 da SEDAC RS, realizado com recursos da Lei n. 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
Circulação de montagem do grupo por 10 capitais Brasileiras: Curitiba/PR, Florianópolis/SC, João Pessoa/PA, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Vitória/ES.
Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 - FUNARTE
Circulação de montagem do grupo por 5 cidades gaúchas: Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e São Leopoldo
Melhor produção
Melhor cenografia
Melhor Espetáculo de dança
Melhor Produção
Melhor trilha sonora
Melhor iluminação
Melhor projeto de pesquisa – Anjos 40
Made with Mobirise
Website Maker